Em 2004 foi fundada a Cooperativa de Egresso de Sorocaba "Coopereso".Com o intuito de ajudar pessoas que saem do sistema prisional, sem nenhuma chance de trabalho e reabilitação Social.
Jorge Valente uns dos fundadores desta instituição hoje falecido teve esta brilhante ideia quando foi preso e por fim depois de alguns meses privado de liberdade foi absolvido "declarado Inocente".
Em outras palavras primeiro sofreu, para depois poder mostrar que era inocente.Saiu do Sistema Prisional com mais de 15 tatuagens e nenhuma perspectiva de vida então reuni-se com alguns parceiros e sua mãe lhe sugeriu que montassem uma associação. A principio a Coopereso era uma cooperativa de reciclagem mas os logista tinha medo quando eles passavam para pegar o material de reciclagem, na maioria das vezes os egressos são reconhecidos pelas tatuagens não artisticas e isso causa um certo preconceito. Foi onde não teve nenhum sucesso. Por fim em 2008 junto com a Funap conseguimos um convênio com a Prefeitura de Sorocaba para Trabalhar em vias publicas, cemitérios,calçamentos e a Usina de Inertes.
Hoje estamos com uma media de 130 à 150 cooperados.